Tudo o que você precisa saber sobre como combinar refeições com lager, ale, stout e outras cervejas.

Curioso sobre as melhores combinações de cerveja e comida?

Você não está sozinho. Por séculos, se você perguntasse a um garçom de qualquer restaurante americano de classe média a sofisticada qual bebida combinar com um determinado prato, ele traria o sommelier e uma negociação com a garrafa de vinho se seguiria. Mas, na última década, houve uma mudança de paradigma: a cerveja entrou no menu como mais do que uma reflexão tardia.

Sommeliers, chefs e até amantes de vinho aprenderam que a cerveja tem uma capacidade incrível de combinar com todos os tipos de alimentos. Como resultado, sommeliers de cerveja surgiram em várias cidades do país, especialmente São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Os eventos de degustação de cerveja e comida se multiplicaram exponencialmente . Hoje em dia, pedir uma cerveja não significa mais simplesmente algo gelado em jogos de futebol, há opções para diferentes ocasiões e que harmonizam com diferentes tipos de comida.

A cerveja pode, na verdade, ser mais favorável à comida do que o vinho pois há mais espaço para variedade de sabores. Afinal, os produtores de vinho têm um ingrediente para brincar: uvas (dois, se contarmos com o envelhecimento em barril de madeira). Os fabricantes de cerveja, por outro lado, podem experimentar com cevada, trigo, centeio e até milho (para adicionar dulçor), lúpulo (que fornece amargor), fermento (que confere aquele sabor característico de “pão”), bem como especiarias, nozes, chocolate, frutas ,vegetais e uma enorme lista de adjuntos.

Aqui, uma lista de ideias de menu de cerveja e comida para ajudá-lo a planejar seu próximo jantar

Ale

Experimentar com: Hambúrgueres; asas de búfalo; Comida asiática; Comida mexicana; comida apimentada; alimentos com nozes; comida frita; pizza; bifes; Queijos cheddar, parmesão ou romano.

Bock

Experimentar com : Queijos Gruyère, Emmental e Suíços; Alimentos Cajun; frango assado; carne de gado; salsicha; alimentos selados.

Fruit beer e Lambics

Experimentar com : Queijo Mascarpone; carnes brancas leves; alimentos impulsionados por ervas e especiarias; pratos de pato e porco com ingredientes doces (evite lambics muito azedas); pratos em conserva (ótimo com lambics azedo); saladas com molhos de frutas; sobremesas frutadas.

Pilsen

Experimentar com : Marisco; frutos do mar leves; Sushi; porco e frango grelhados; pratos de massa não muito pesados ​​(sem creme ou molhos de carne); Comida do sudeste asiático; Comida latina; Comida mexicana; comida apimentada.

Pilsner

Experimentar com : Queijo americano; Queijos Muenster, Havarti e Monterey Jack; saladas; frutos do mar leves; salmão; atum; truta; espargos; Comida asiática; Comida mexicana; comida apimentada.

Porter

Experimentar com : Alimentos defumados; churrasco; salsicha; guisados ​​ricos; carnes; bacon; Pimenta; pratos refogados.

Stout

Experimentar com : Alimentos torrados; alimentos defumados; alimentos grelhados / grelhados; alimentos salgados; ostras; guisados ​​ricos; pratos refogados; chocolate; sobremesas (idealmente a cerveja é mais doce que o prato).

Cerveja de trigo

Experimentar com : sopas leves e saladas; pratos vegetarianos; Sushi; Queijo Gruyère e Queijo Feta / Cabra; pratos asiáticos doces e frutados; pratos com sabores cítricos, incluindo sobremesas e molhos para salada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar chat
💬 precisa de ajuda ?
Falar pelo WhatsApp
Olá 👋
Deseja falar com a gente agora ?