Saber como criar um bom extrato maximazará os sabores e aromas e garantirá qualidade a sua receita.
A primeira vez que tive de fazer um extrato, foi para uma cerveja escura e condimentada de Natal. A receita pedia cerca de dez ervas e temperos para serem adicionados ao secundário, mas em vez de jogá-los e chamá-los de bons, eu queria ter certeza de ter o melhor retorno para o meu dinheiro de especiarias. Não era apenas porque a conta de especiarias por si só custava mais do que o resto dos ingredientes combinados; era mais que eu queria sabores brilhantes, fazendo desta receita não apenas uma cerveja preta qualquer.
Decidi que um extrato era o melhor caminho a seguir, porque permitiria que os sabores das especiarias se infiltrassem no líquido e também porque meu ” veneno” de escolha – rum com especiarias – garantiria o resultado que eu queria (não é como se eu pudesse deixar uma garrafa de cerveja boa no manto para o Papai Noel, afinal).
O resultado foi fenomenal. A riqueza dos temperos estava no ponto, mostrando cada um em seu potencial máximo (e sim, eu provei o inferno daquele feijão de baunilha caríssimo). Agora, quando preciso adicionar algo extra à minha bebida, pego um pouco de cachaça, algumas flores ou especiarias e crio um extrato . O resultado é exatamente o que eu quero, quase sempre.
Se minha experiência não for convincente o suficiente para convencê-lo, explicarei por que fazer isso e explicarei as etapas para fazer um extrato. O que você faz depois é tudo por sua conta.
Por que extratos ?
Primeiro, os extratos lhe dão controle. Pegar seus temperos e jogá-los ou pingá-los em seu fermentador vai deixar muito do resultado para os deuses da cerveja. Alguns temperos e ervas podem não “ativar” muito bem em temperatura ambiente, enquanto outros podem se sair muito melhor, deixando você com um sabor de especiaria desigual. A criação de uma tintura garante que seus sabores sejam explorados ao máximo, deixando você com uma cerveja saborosa e uniformemente saborosa.
Em segundo lugar, não deve ser surpresa que a sanitização seja um grande problema no lado frio da fabricação de cerveja . O álcool que você usa em uma tintura desinfeta os ingredientes. Além disso, se você colheu algumas flores adoráveis do jardim e tem algumas aranhas clandestinas – e Deus sabe o que mais – isso é … muito nojento. Ninguém quer beber isso.
E, finalmente, o álcool de cereais devido a alta octanagem tira os sabores de seus temperos exponencialmente mais rápido do que adicionar os ingredientes direto ao fermentador. Embora você possa querer experimentar vários licores e sabores, esteja ciente de que, se o álcool for uma prova inferior, levará mais tempo. Além disso, alguns álcoois de baixa resistência podem não prevenir o mofo tão bem quanto você gostaria (especialmente se você estiver usando ingredientes frescos em vez de secos), então fique de olho em qualquer crescimento de bestas. É muito menos doloroso jogar fora uma tintura do que um lote inteiro de cerveja!
Como fazer uma tintura
Você vai precisar de :
Potes de vidro com tampas
Flores, ervas, especiarias, madeira ou fruta
Alcool de cereais
Licor de alta qualidade (sempre claro, vodka, etc.)
Filtros de café (ou pano de musselina)
Preparação
1. Limpe e higienize um frasco de pedreiro e a tampa.
2. Adicione os ingredientes de tempero / sabor ao frasco. Se você estiver trabalhando com frutas, corte-as para aumentar a área de superfície, permitindo que mais sabores se difundam.
3. Despeje o alcool ( ou qualquer outra bebida alcoolica) sobre os ingredientes até que estejam cobertos. No mínimo, eu recomendo 100 ml porque você vai querer ter o suficiente para ajustar os sabores. Mas você não quer tanto que sua solução fique muito diluída ou que esteja aumentando significativamente o ABV da sua cerveja.
4. Enrosque a tampa até ficar apertada e guarde o frasco em um local fresco e escuro. Evite a geladeira, pois ela pode inibir o processo de extração e definitivamente evite ambientes quentes e úmidos como o banheiro.
5. Após 2–4 semanas, limpe e higienize o segundo frasco de vidro, cubra a parte superior com os filtros de café ou pano , em seguida, despeje lentamente a solução da primeiro vidro sobre o filtro.
6. Assim que a solução for transferida para o segundo frasco, retire o filtro com todas as guloseimas dentro e aperte-o bem para extrair o máximo de líquido possível. Jogue fora o filtro e as guloseimas.
7. Feche o frasco e guarde a tintura em um local fresco e escuro até que você esteja pronto para ir!
Como usar um extrato
Eu prefiro adicionar a tintura logo no engarrafamento, mas também fiz isso ao passar para a maturação.
Agora é onde a verdadeira diversão começa.
A razão pela qual você deve fazer um extrato com mais líquido do que você acha que vai precisar é que você vai adicioná-la lentamente ao seu lote. Se você simplesmente despejar o frasco inteiro, está perdendo o ponto.
Use algo que você possa medir em ml a quantidade de estrato que está adicionando para poder registrar na sua receita, experimente, mexa e adicione um pouco mais, se necessário. Repita até que você chegue ao resultado desejado. Se você estiver fazendo isso durante a maturação e tiver algum tempo, deixe descansar alguns dias. A chave para essa parte do processo é a paciência.
Lembre-se que você está adicionando um pouco de bebida alcoólica de alta octanagem à mistura, pode ser necessário fazer uma nova leitura do densímetro ou refratômetro para determinar seu ABV final. Adicionar apenas um pouco de extrato provavelmente não mudará muito as coisas. Quando você está trabalhando com uma quantidade maior, no entanto, pode aumentar o ABV em alguns pontos. Você pode guardar um pouco de tintura sobrando do que pode guardar para outro lote, mas não sinta que precisa usar cada gota.
